Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48022
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O planejamento do ensino de ciências: das exigências à realidade do fazer pedagógico
Autor(es): Vera Lúcia Justiniana Pimenta Moreira
primer Tutor: Mercy Rodrigues Ligeiro
primer miembro del tribunal : Henrique Melo Franco Ribeiro
Resumen: Este trabalho analisa o impacto da implementação das Proposições Curriculares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte no planejamento do ensino de Ciências. Investiga quais são as estratégias de ensino utilizadas pela professora e quais as dificuldades, ou não, para elaborar o planejamento. A metodologia adota envolve na primeira fase da pesquisa a revisão da literatura sobre o assunto e, na segunda fase, uma pesquisa ação em turma do 4º ano de uma escola da RME-BH, objetivando encontrar respostas para as questões suscitadas pela pesquisa, por meio de procedimento de observação de aulas, aplicação de uma sequência didática sobre o eixo temático: “Ser humano e saúde” e aplicação de questionário e análise documental. Verificou-se uma divergência entre o proposto pelas Proposições Curriculares e a metodologia adotada pela professora, que apesar de conhecer, entender e ter predisposição para trabalhar com base nas Proposições, apresentou dificuldades para realizar as atividades, principalmente, em relação à estratégia metodológica. A análise da prática educativa possibilitou entender o trabalho desenvolvido na sala de aula e sugerir novas estratégias metodológicas para o ensino de Ciências por investigação, de modo a proporcionar o desenvolvimento da autonomia e da motivação do estudante.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48022
Fecha del documento: 20-jun-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ciências final 2.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons