Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48022
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mercy Rodrigues Ligeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1433108760830484pt_BR
dc.contributor.referee1Henrique Melo Franco Ribeiropt_BR
dc.creatorVera Lúcia Justiniana Pimenta Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T13:40:46Z-
dc.date.available2022-12-15T13:40:46Z-
dc.date.issued2015-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48022-
dc.description.resumoEste trabalho analisa o impacto da implementação das Proposições Curriculares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte no planejamento do ensino de Ciências. Investiga quais são as estratégias de ensino utilizadas pela professora e quais as dificuldades, ou não, para elaborar o planejamento. A metodologia adota envolve na primeira fase da pesquisa a revisão da literatura sobre o assunto e, na segunda fase, uma pesquisa ação em turma do 4º ano de uma escola da RME-BH, objetivando encontrar respostas para as questões suscitadas pela pesquisa, por meio de procedimento de observação de aulas, aplicação de uma sequência didática sobre o eixo temático: “Ser humano e saúde” e aplicação de questionário e análise documental. Verificou-se uma divergência entre o proposto pelas Proposições Curriculares e a metodologia adotada pela professora, que apesar de conhecer, entender e ter predisposição para trabalhar com base nas Proposições, apresentou dificuldades para realizar as atividades, principalmente, em relação à estratégia metodológica. A análise da prática educativa possibilitou entender o trabalho desenvolvido na sala de aula e sugerir novas estratégias metodológicas para o ensino de Ciências por investigação, de modo a proporcionar o desenvolvimento da autonomia e da motivação do estudante.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectProposições curricularespt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.titleO planejamento do ensino de ciências: das exigências à realidade do fazer pedagógicopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ciências final 2.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons