Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/48194
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Experimentos em sala de aula: o aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem |
Autor(es): | Kátia Gonçalves Zerlottini |
Primeiro Orientador: | Mercy Rodrigues Ligeiro |
Primeiro membro da banca : | Henrique Melo Franco Ribeiro |
Resumo: | Dentre os vários heróis da literatura, poucos passaram por tantos desatinos quanto Robinson Crusoe. Comparo sua jornada à de tantas professoras das séries iniciais que enfrentam mares em fúria com o objetivo de ensinar. O objeto deste estudo gira em torno da utilização de experimentos no ensino de ciências em uma turma de 2º ciclo em uma escola municipal da Rede de ensino de Belo Horizonte. O principal objetivo é demonstrar como esta estratégia auxilia na proposta de tornar o aluno sujeito do seu processo de aprendizagem. Baseada em uma pesquisa qualitativa o estudo teve início a partir de uma Sequência Didática que abordou o tema: “A importância da água”. Dela surgiu o projeto “Experimentar é viver” o qual, por meio de experimentos levou os alunos também à prática de registros escritos e imagéticos. Como culminância foi realizada uma feira de ciências que apresentou além dos experimentos, realizados em sala de aula, as produções de texto (poesia, paródia, texto opinativo e informativo). O resultado do trabalho desenvolvido com esta turma demonstrou como a participação ativa dos alunos promove de fato com que sejam sujeitos de seu processo de aprendizagem. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48194 |
Data do documento: | 20-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ilovepdf_merged.pdf | 2.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons