Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48194
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mercy Rodrigues Ligeiro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1433108760830484 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Henrique Melo Franco Ribeiro | pt_BR |
dc.creator | Kátia Gonçalves Zerlottini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T14:58:24Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19T14:58:24Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48194 | - |
dc.description.resumo | Dentre os vários heróis da literatura, poucos passaram por tantos desatinos quanto Robinson Crusoe. Comparo sua jornada à de tantas professoras das séries iniciais que enfrentam mares em fúria com o objetivo de ensinar. O objeto deste estudo gira em torno da utilização de experimentos no ensino de ciências em uma turma de 2º ciclo em uma escola municipal da Rede de ensino de Belo Horizonte. O principal objetivo é demonstrar como esta estratégia auxilia na proposta de tornar o aluno sujeito do seu processo de aprendizagem. Baseada em uma pesquisa qualitativa o estudo teve início a partir de uma Sequência Didática que abordou o tema: “A importância da água”. Dela surgiu o projeto “Experimentar é viver” o qual, por meio de experimentos levou os alunos também à prática de registros escritos e imagéticos. Como culminância foi realizada uma feira de ciências que apresentou além dos experimentos, realizados em sala de aula, as produções de texto (poesia, paródia, texto opinativo e informativo). O resultado do trabalho desenvolvido com esta turma demonstrou como a participação ativa dos alunos promove de fato com que sejam sujeitos de seu processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Experimentos na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências nas séries iniciais | pt_BR |
dc.title | Experimentos em sala de aula: o aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ilovepdf_merged.pdf | 2.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License