Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48194
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mercy Rodrigues Ligeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1433108760830484pt_BR
dc.contributor.referee1Henrique Melo Franco Ribeiropt_BR
dc.creatorKátia Gonçalves Zerlottinipt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T14:58:24Z-
dc.date.available2022-12-19T14:58:24Z-
dc.date.issued2015-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48194-
dc.description.resumoDentre os vários heróis da literatura, poucos passaram por tantos desatinos quanto Robinson Crusoe. Comparo sua jornada à de tantas professoras das séries iniciais que enfrentam mares em fúria com o objetivo de ensinar. O objeto deste estudo gira em torno da utilização de experimentos no ensino de ciências em uma turma de 2º ciclo em uma escola municipal da Rede de ensino de Belo Horizonte. O principal objetivo é demonstrar como esta estratégia auxilia na proposta de tornar o aluno sujeito do seu processo de aprendizagem. Baseada em uma pesquisa qualitativa o estudo teve início a partir de uma Sequência Didática que abordou o tema: “A importância da água”. Dela surgiu o projeto “Experimentar é viver” o qual, por meio de experimentos levou os alunos também à prática de registros escritos e imagéticos. Como culminância foi realizada uma feira de ciências que apresentou além dos experimentos, realizados em sala de aula, as produções de texto (poesia, paródia, texto opinativo e informativo). O resultado do trabalho desenvolvido com esta turma demonstrou como a participação ativa dos alunos promove de fato com que sejam sujeitos de seu processo de aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectExperimentos na sala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências nas séries iniciaispt_BR
dc.titleExperimentos em sala de aula: o aluno como sujeito de seu processo de aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ilovepdf_merged.pdf2.44 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons