Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48343
Type: Monografia (especialização)
Title: O terrário como ferramenta pedagógica em uma sala de aula de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental I
Authors: Akemi Miqueline Takahashi
First Advisor: Elaine Soares França
First Referee: Santer Álvares de Matos
Abstract: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as interações das crianças entre 6 e 7 anos que ocorrem por meio da construção de um terrário. Os estudantes envolvidos são alunos do Ensino Fundamental I, inseridos em uma proposta de ensino de ciências por investigação. Foi utilizada uma sequência didática para a montagem de um terrário onde foi proposto a observação das relações existentes nesse ecossistema fechado, como as fases de crescimento das sementes de feijão e a importância da água para as plantas e animais. A análise realizada teve como ponto de partida para a reflexão, os pensamentos iniciais das crianças acerca da germinação da semente de feijão e das relações oriundas do terrário. A medida em que as crianças observavam, novos questionamentos surgiram e eram discutidos. Também voltamos nosso olhar para os registros das crianças realizados por meio de desenhos, que indicam a presença de suas concepções. Para o aprofundamento da análise de dados, buscamos utilizar a flexibilidade da metodologia qualitativa. O trabalho estabeleceu um diálogo com a abordagem sociointeracionista de Vygotsky, que tem como objeto de suas reflexões a aquisição do conhecimento pela interação do sujeito com o meio. O sujeito é interativo e adquire conhecimentos através de suas trocas com o meio social, que nos ajuda a perceber a importância do papel do outro no desenvolvimento do indivíduo, sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem. As aulas de ciências utilizando o terrário como ferramenta de ensino possibilitaram um espaço favorável à observação e à ajuda mútua entre os alunos e seus pares o que favoreceu a construção dos conhecimentos trabalhados.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48343
Issue Date: 20-Jun-2015
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
atualizada 01 de julho de 2015.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons