Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/48347
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A linguagem cotidiana e a linguagem científica escolar: um relato de experiência de uma sequência didática com alunos do 2º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Dalma Luciene Câmara de Mendonça |
primer Tutor: | Elaine Soares França |
primer miembro del tribunal : | Luiza Gabriela de Oliveira |
Resumen: | Diante do pressuposto de que a Linguagem Científica é um instrumento para o Ensino de Ciências, citado por Munford e Oliveira (2014), essa pesquisa visa analisar sobre a linguagem cotidiana e a linguagem científica escolar nas aulas de ciências. Para refletir sobre a linguagem cotidiana e a linguagem científica escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental consideramos um breve histórico do ensino de ciências, refletimos sobre o professor dos anos iniciais e sobre as linguagens cotidiana e científica escola analisadas. Realizamos uma pesquisa qualitativa, contendo um relato da aplicação de uma sequência didática, numa turma de 2º ano do 1º ciclo de uma escola da Rede Municipal de Educação do Município de Belo Horizonte, com alunos na faixa etária entre 6 e 7 anos de idade. Nossos achados indicaram que, ao desenvolver a linguagem científica escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ela contribui para o aluno ampliar sua maneira de refletir sobre o objeto de estudo, formulando ou refutando hipóteses, discutindo e concluindo sobre essas hipóteses, aproximando assim, a linguagem cotidiana da linguagem e conteúdo científico. Nessa perspectiva, a linguagem científica nos anos iniciais, mesmo que desafiadora, pode contribuir para sanar problemas de aprendizagem do Ensino de Ciências Naturais nos anos seguintes de escolaridade da Educação Básica. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48347 |
Fecha del documento: | 20-jun-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação em Ciências |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Dalma - Oficial.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons