Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48347
Type: Monografia (especialização)
Title: A linguagem cotidiana e a linguagem científica escolar: um relato de experiência de uma sequência didática com alunos do 2º ano do ensino fundamental
Authors: Dalma Luciene Câmara de Mendonça
First Advisor: Elaine Soares França
First Referee: Luiza Gabriela de Oliveira
Abstract: Diante do pressuposto de que a Linguagem Científica é um instrumento para o Ensino de Ciências, citado por Munford e Oliveira (2014), essa pesquisa visa analisar sobre a linguagem cotidiana e a linguagem científica escolar nas aulas de ciências. Para refletir sobre a linguagem cotidiana e a linguagem científica escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental consideramos um breve histórico do ensino de ciências, refletimos sobre o professor dos anos iniciais e sobre as linguagens cotidiana e científica escola analisadas. Realizamos uma pesquisa qualitativa, contendo um relato da aplicação de uma sequência didática, numa turma de 2º ano do 1º ciclo de uma escola da Rede Municipal de Educação do Município de Belo Horizonte, com alunos na faixa etária entre 6 e 7 anos de idade. Nossos achados indicaram que, ao desenvolver a linguagem científica escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ela contribui para o aluno ampliar sua maneira de refletir sobre o objeto de estudo, formulando ou refutando hipóteses, discutindo e concluindo sobre essas hipóteses, aproximando assim, a linguagem cotidiana da linguagem e conteúdo científico. Nessa perspectiva, a linguagem científica nos anos iniciais, mesmo que desafiadora, pode contribuir para sanar problemas de aprendizagem do Ensino de Ciências Naturais nos anos seguintes de escolaridade da Educação Básica.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48347
Issue Date: 20-Jun-2015
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Dalma - Oficial.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons