Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elaine Soares Françapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7452350756447450pt_BR
dc.contributor.referee1Luiza Gabriela de Oliveirapt_BR
dc.creatorDalma Luciene Câmara de Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-22T13:37:26Z-
dc.date.available2022-12-22T13:37:26Z-
dc.date.issued2015-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48347-
dc.description.resumoDiante do pressuposto de que a Linguagem Científica é um instrumento para o Ensino de Ciências, citado por Munford e Oliveira (2014), essa pesquisa visa analisar sobre a linguagem cotidiana e a linguagem científica escolar nas aulas de ciências. Para refletir sobre a linguagem cotidiana e a linguagem científica escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental consideramos um breve histórico do ensino de ciências, refletimos sobre o professor dos anos iniciais e sobre as linguagens cotidiana e científica escola analisadas. Realizamos uma pesquisa qualitativa, contendo um relato da aplicação de uma sequência didática, numa turma de 2º ano do 1º ciclo de uma escola da Rede Municipal de Educação do Município de Belo Horizonte, com alunos na faixa etária entre 6 e 7 anos de idade. Nossos achados indicaram que, ao desenvolver a linguagem científica escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ela contribui para o aluno ampliar sua maneira de refletir sobre o objeto de estudo, formulando ou refutando hipóteses, discutindo e concluindo sobre essas hipóteses, aproximando assim, a linguagem cotidiana da linguagem e conteúdo científico. Nessa perspectiva, a linguagem científica nos anos iniciais, mesmo que desafiadora, pode contribuir para sanar problemas de aprendizagem do Ensino de Ciências Naturais nos anos seguintes de escolaridade da Educação Básica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLinguagem cotidianapt_BR
dc.subjectLinguagem científica escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleA linguagem cotidiana e a linguagem científica escolar: um relato de experiência de uma sequência didática com alunos do 2º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Dalma - Oficial.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons