Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48350
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Sequência didática sobre o ciclo da água com alunos do sexto ano do ensino fundamental: uso de computadores e internet
Autor(es): Edna Nogueira Soares
Primeiro Orientador: Elaine Soares França
Primeiro membro da banca : Santer Álvares de Matos
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo verificar se o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – Internet e computadores podem motivar o aluno e enriquecer o processo ensino-aprendizagem de Ciências, estimulando a participação dos alunos e distanciando-os das questões indisciplinares. A metodologia utilizada envolveu uma sequência didática que utilizou uma aula no laboratório de informática para acessar a internet e utilizar as mídias virtuais: vídeo e infográfico animado acerca do Ciclo da água na natureza. É uma pesquisa qualitativa com fins de pesquisa participante, desenvolvida em uma Escola Municipal de Belo Horizonte em Outubro / 2014. Para produção de informações foram utilizados relatórios das aulas; avaliações; questionários; conversas; fotos e observações. O público alvo foi uma turma com 29 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental e a professora pesquisadora. Foram utilizadas duas amostras: uma com 11 alunos que realizaram a avaliação prévia e final e outra com 14 alunos presentes no dia 31/10/14. Observou se que os alunos se mostraram motivados e participativos, distanciando-se de questões indisciplinares durante o desenvolvimento da aula na sala de informática. As avaliações e os questionários demonstraram que grande parte dos alunos enriqueceu seus conhecimentos e gostou das atividades. Concluiu-se que é possível utilizar as TIC para enriquecer o processo ensino-aprendizagem de Ciências e motivar o aluno, mesmo diante dos desafios: indisponibilidade da Internet e dos equipamentos; pouca disponibilidade de horários do laboratório de informática e pouca habilidade da professora na aplicação desses recursos (“eu não sabia – agora sei que é possível”), na medida em que os enfrenta e promove ações para minimizá los ou solucioná-los
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48350
Data do documento: 20-Jun-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Edna Definitiva_6.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons