Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48350
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Elaine Soares França | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7452350756447450 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santer Álvares de Matos | pt_BR |
dc.creator | Edna Nogueira Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T13:53:37Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T13:53:37Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48350 | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa teve como objetivo verificar se o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – Internet e computadores podem motivar o aluno e enriquecer o processo ensino-aprendizagem de Ciências, estimulando a participação dos alunos e distanciando-os das questões indisciplinares. A metodologia utilizada envolveu uma sequência didática que utilizou uma aula no laboratório de informática para acessar a internet e utilizar as mídias virtuais: vídeo e infográfico animado acerca do Ciclo da água na natureza. É uma pesquisa qualitativa com fins de pesquisa participante, desenvolvida em uma Escola Municipal de Belo Horizonte em Outubro / 2014. Para produção de informações foram utilizados relatórios das aulas; avaliações; questionários; conversas; fotos e observações. O público alvo foi uma turma com 29 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental e a professora pesquisadora. Foram utilizadas duas amostras: uma com 11 alunos que realizaram a avaliação prévia e final e outra com 14 alunos presentes no dia 31/10/14. Observou se que os alunos se mostraram motivados e participativos, distanciando-se de questões indisciplinares durante o desenvolvimento da aula na sala de informática. As avaliações e os questionários demonstraram que grande parte dos alunos enriqueceu seus conhecimentos e gostou das atividades. Concluiu-se que é possível utilizar as TIC para enriquecer o processo ensino-aprendizagem de Ciências e motivar o aluno, mesmo diante dos desafios: indisponibilidade da Internet e dos equipamentos; pouca disponibilidade de horários do laboratório de informática e pouca habilidade da professora na aplicação desses recursos (“eu não sabia – agora sei que é possível”), na medida em que os enfrenta e promove ações para minimizá los ou solucioná-los | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Ciclo da água | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Sequência didática sobre o ciclo da água com alunos do sexto ano do ensino fundamental: uso de computadores e internet | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Edna Definitiva_6.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License