Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48350
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elaine Soares Françapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7452350756447450pt_BR
dc.contributor.referee1Santer Álvares de Matospt_BR
dc.creatorEdna Nogueira Soarespt_BR
dc.date.accessioned2022-12-22T13:53:37Z-
dc.date.available2022-12-22T13:53:37Z-
dc.date.issued2015-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48350-
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo verificar se o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – Internet e computadores podem motivar o aluno e enriquecer o processo ensino-aprendizagem de Ciências, estimulando a participação dos alunos e distanciando-os das questões indisciplinares. A metodologia utilizada envolveu uma sequência didática que utilizou uma aula no laboratório de informática para acessar a internet e utilizar as mídias virtuais: vídeo e infográfico animado acerca do Ciclo da água na natureza. É uma pesquisa qualitativa com fins de pesquisa participante, desenvolvida em uma Escola Municipal de Belo Horizonte em Outubro / 2014. Para produção de informações foram utilizados relatórios das aulas; avaliações; questionários; conversas; fotos e observações. O público alvo foi uma turma com 29 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental e a professora pesquisadora. Foram utilizadas duas amostras: uma com 11 alunos que realizaram a avaliação prévia e final e outra com 14 alunos presentes no dia 31/10/14. Observou se que os alunos se mostraram motivados e participativos, distanciando-se de questões indisciplinares durante o desenvolvimento da aula na sala de informática. As avaliações e os questionários demonstraram que grande parte dos alunos enriqueceu seus conhecimentos e gostou das atividades. Concluiu-se que é possível utilizar as TIC para enriquecer o processo ensino-aprendizagem de Ciências e motivar o aluno, mesmo diante dos desafios: indisponibilidade da Internet e dos equipamentos; pouca disponibilidade de horários do laboratório de informática e pouca habilidade da professora na aplicação desses recursos (“eu não sabia – agora sei que é possível”), na medida em que os enfrenta e promove ações para minimizá los ou solucioná-lospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectCiclo da águapt_BR
dc.subjectTecnologias na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleSequência didática sobre o ciclo da água com alunos do sexto ano do ensino fundamental: uso de computadores e internetpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Edna Definitiva_6.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons