Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48406
Type: Monografia (especialização)
Title: Sequências didáticas e recursos tecnológicos: reflexões sobre as contribuições da tecnologia e do planejamento sistemático
Authors: Thelma Aparecida de Souza Araújo
First Advisor: Anderson Altair Pinheiro de Macedo
First Referee: Adriana Angélica Ferreira
Abstract: O professor deve sempre estar atento a necessidade de se realizar um planejamento sistemático, capaz de proporcionar aprendizagens significativas e contextualizadas aos seus alunos. Para isso, precisa pensar não apenas nos conteúdos que serão abordados, mas também nos objetivos que se deseja alcançar e em quais ferramentas irá utilizar para alcançar estes objetivos. E é exatamente considerando essa realidade, que as sequências didáticas se enquadram como uma importante estratégia de planejamento. Alinhadas à BNCC, as sequências são construídas com atividades diversificadas que se tornam progressivamente mais desafiadoras e complexas. O objetivo deste trabalho foi o de apresentar as sequências didáticas construídas ao longo da Especialização em tecnologias Digitais e Educação 3.0. Para isso, foram realizadas cinco sequências didáticas, todas elas contendo recursos tecnológicos. Ao longo do curso, foi possível concluir que as sequências didáticas aliadas aos recursos tecnológicos, se constituem em importantes estratégias de planejamento que contribuem para uma aprendizagem de qualidade. Espera-se que este trabalho contribua para a reflexão da importância do uso dos recursos tecnológicos e da utilização das sequências didáticas no contexto escolar da educação básica.
Subject: Material didático
Sequências didáticas - Material didático
Aprendizagem por atividades
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48406
Issue Date: 12-Dec-2020
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia corrigida.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.