Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48619
Type: Monografia (especialização)
Title: Análise das características investigativas expressas em uma sequência didática sobre estequiometria
Authors: Adriana Francielly Soares Pereira
First Advisor: Santer Alvares de Matos
Abstract: A forma como ensinar é uma questão antiga, que já foi e continua sendo debatida e estudada. Podemos ensinar de várias formas: aula expositiva, aula dialogada, problematização, estudo dirigido, ensino baseado em problemas, sequência didática, pedagogia de projetos e outras formas. Este trabalho apresenta como objeto de estudo a sequência didática (SD), um instrumento didático que propõe a otimização do ensino e aprendizagem. Nosso objetivo será analisar as características investigativas presentes em uma sequência didática sobre a temática estequiometria, um conteúdo ministrado na disciplina de Química para alunos do segundo ano do Ensino Médio. O estudo inicia-se com pesquisas para a constituição do referencial teórico e, na sequência analisaremos as características investigativas expressas na sequência didática. Os resultados obtidos demonstraram o potencial da atividade como instrumento didático com caráter investigativo. Nas considerações finais, apresentamos algumas implicações da presente pesquisa, bem como possibilidades de continuidade para pesquisas futuras.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48619
Issue Date: 3-Sep-2016
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia rev. final 02.pdf951.44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons