Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48625
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estudo de ciências: abordagens para atividades experimentais no contexto da sala de aula
Autor(es): Marlene Rodrigues Ramos de Oliveira
Primeiro Orientador: Ronaldo Marchezini
Resumo: O ensino de ciências e, de maneira especial, de física tem sido considerado por professores e alunos como difícil e abstrato causando desinteresse e dificuldades de aprendizagem. Para conhecer melhor essa realidade, esse trabalho buscou através da relação conteúdo-método identificar a abordagem adequada para se trabalhar o conteúdo transferência de calor, por meio do conhecimento de práticas cotidianas de sala de aula envolvendo professores e alunos. Os resultados dos estudos nos apontam para a confirmação da importância da realização de atividades experimentais, especialmente aquelas de caráter investigativo e também para a necessidade da formação continuada do profissional da educação em ciências.
Abstract: The teaching of sciences and, in a special way, of physics it has been considered by teachers and students as difficult and abstract causing indifference and difficulties of learning. To know better this reality, this work looked for through the relationship content-method to identify the appropriate approach to work the content transfer of heat, through the knowledge of daily practices of class room involving teachers and students. The results of the studies point us for the confirmation of the importance of the accomplishment of experimental activities, especially those of character investigative and also for the need of the professional education in sciences’s continuation formation.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48625
Data do documento: 18-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia já revisada.pdf3.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons