Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48631
Type: Dissertação
Title: Imagens no ensino de História: Cândido Portinari em livros didáticos
Other Titles: Images in History Teaching: Cândido Portinari in textbooks
Authors: Daniel Fernando do Carmo
First Advisor: Pablo Luiz de Oliveira Lima
First Referee: Jezulino Lucio Mendes
Second Referee: Raul Amaro de Oliveira Lanari
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo analisar formas como imagens são tratadas em livros didáticos de História na educação básica brasileira. Partindo do pressuposto de que imagens são fontes potenciais para os estudos do campo da História, dotadas de linguagens próprias que demandam metodologias específicas para suas análises e compreensões, pretende-se verificar o percurso do entendimento do valor dessas fontes e formas como foram trabalhadas no interior de uma amostragem de dezesseis livros didáticos de História entre 1998 e 2020. Atenção especial é dada a imagens pictóricas oriundas das artes visuais brasileiras e do sujeito histórico e artista Cândido Portinari, tendo em vista sua notória leitura e representação de identidades brasileiras que contribuíram para a formação de consciências e narrativas históricas sobre o Brasil no século XX. O texto desenvolve em sua parte final um olhar sobre sequências didáticas no contexto da educação contemporânea, e apresenta propostas de sequências didáticas para o ensino-aprendizagem de História a partir de produções pictóricas de Cândido Portinari.
Abstract: This dissertation aims to analyze the ways in which images are treated in History textbooks in Brazilian basic education. Assuming that images are potential sources for studies in the field of History, endowed with their own languages that demand specific methodologies for their analysis and understanding, it is intended to verify the path of understanding the value of these sources and the ways in which they were worked in a sample of sixteen History textbooks between 1998 and 2020. Special attention is given to pictorial images from the Brazilian visual arts and the historical subject and artist Cândido Portinari, in view of his notorious reading and representation of Brazilian identities that contributed to the formation of consciences and historical narratives about Brazil in the 20th century. In its final part, the text develops a look at didactic sequences in the context of contemporary education, and presents proposals for didactic sequences for the teaching-learning of History based on pictorial productions by Cândido Portinari.
Subject: Portinari, Cândido, 1903-1962 - Aspectos educacionais
Educação
História - Estudo e ensino
Livros didáticos - Ilustrações
Ilustração de livros - Avaliação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48631
Issue Date: 15-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_DanielFdoCarmo_versão final.pdf13.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons