Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48631
Type: | Dissertação |
Title: | Imagens no ensino de História: Cândido Portinari em livros didáticos |
Other Titles: | Images in History Teaching: Cândido Portinari in textbooks |
Authors: | Daniel Fernando do Carmo |
First Advisor: | Pablo Luiz de Oliveira Lima |
First Referee: | Jezulino Lucio Mendes |
Second Referee: | Raul Amaro de Oliveira Lanari |
Abstract: | A presente dissertação tem como objetivo analisar formas como imagens são tratadas em livros didáticos de História na educação básica brasileira. Partindo do pressuposto de que imagens são fontes potenciais para os estudos do campo da História, dotadas de linguagens próprias que demandam metodologias específicas para suas análises e compreensões, pretende-se verificar o percurso do entendimento do valor dessas fontes e formas como foram trabalhadas no interior de uma amostragem de dezesseis livros didáticos de História entre 1998 e 2020. Atenção especial é dada a imagens pictóricas oriundas das artes visuais brasileiras e do sujeito histórico e artista Cândido Portinari, tendo em vista sua notória leitura e representação de identidades brasileiras que contribuíram para a formação de consciências e narrativas históricas sobre o Brasil no século XX. O texto desenvolve em sua parte final um olhar sobre sequências didáticas no contexto da educação contemporânea, e apresenta propostas de sequências didáticas para o ensino-aprendizagem de História a partir de produções pictóricas de Cândido Portinari. |
Abstract: | This dissertation aims to analyze the ways in which images are treated in History textbooks in Brazilian basic education. Assuming that images are potential sources for studies in the field of History, endowed with their own languages that demand specific methodologies for their analysis and understanding, it is intended to verify the path of understanding the value of these sources and the ways in which they were worked in a sample of sixteen History textbooks between 1998 and 2020. Special attention is given to pictorial images from the Brazilian visual arts and the historical subject and artist Cândido Portinari, in view of his notorious reading and representation of Brazilian identities that contributed to the formation of consciences and historical narratives about Brazil in the 20th century. In its final part, the text develops a look at didactic sequences in the context of contemporary education, and presents proposals for didactic sequences for the teaching-learning of History based on pictorial productions by Cândido Portinari. |
Subject: | Portinari, Cândido, 1903-1962 - Aspectos educacionais Educação História - Estudo e ensino Livros didáticos - Ilustrações Ilustração de livros - Avaliação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48631 |
Issue Date: | 15-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_DanielFdoCarmo_versão final.pdf | 13.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License