Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48636
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Uma sequência de atividades sobre astronomia: trabalhando a disciplina escolar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola de Belo Horizonte
Autor(es): Cássia Patrícia Veloso Oliveira
Primeiro Orientador: Elaine Soares França
Primeiro membro da banca : Alcione da Anunciação Caetano
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido em duas turmas do 2º ano do segundo ciclo de formação humana, com alunos de idade entre 10-11anos no ano de 2014. Esta pesquisa visa auxiliar a professores (as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a importância e valorização das Ciências enquanto disciplina escolar capaz de mostrar e contribuir na compreensão do mundo. O Ensino de Ciências deve ser visto como processo potencializador de saberes, conhecimento e aprendizagens. Desse modo, buscou-se favorecer o desenvolvimento de ações reflexivas e investigativas, a fim de colaborar e impulsionar a construção da autonomia de pensamento e realização de diferentes ações no espaço escolar e extraescolar. Apresenta uma sequência de atividades desenvolvidas nas aulas de ciências em parceria com a professora de Ciências com o propósito de trabalhar temas relacionados à Astronomia utilizando uma abordagem investigativa.
Abstract: This work was developed in two classes of 2nd year of the second cycle of human formation, with students from ages 10-11 in the year 2014. This research aims to assist teachers of the early years of elementary school about the importance and value of science while school discipline able to show and understand the world. Science education must be seen as catalyzing knowledge, process knowledge and learnings. Thus, sought to encourage the development of reflective and investigative actions, in order to collaborate and propel the construction of autonomy of thought and realization of different actions in school and extracurricular space. Presents a sequence of activities developed in the science classes in partnership with the science teacher with the purpose to work topics related to Astronomy using an investigative approach.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48636
Data do documento: 20-Jun-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho final - Cássia.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons