Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elaine Soares Françapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7452350756447450pt_BR
dc.contributor.referee1Alcione da Anunciação Caetanopt_BR
dc.creatorCássia Patrícia Veloso Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T13:43:05Z-
dc.date.available2023-01-04T13:43:05Z-
dc.date.issued2015-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48636-
dc.description.abstractThis work was developed in two classes of 2nd year of the second cycle of human formation, with students from ages 10-11 in the year 2014. This research aims to assist teachers of the early years of elementary school about the importance and value of science while school discipline able to show and understand the world. Science education must be seen as catalyzing knowledge, process knowledge and learnings. Thus, sought to encourage the development of reflective and investigative actions, in order to collaborate and propel the construction of autonomy of thought and realization of different actions in school and extracurricular space. Presents a sequence of activities developed in the science classes in partnership with the science teacher with the purpose to work topics related to Astronomy using an investigative approach.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido em duas turmas do 2º ano do segundo ciclo de formação humana, com alunos de idade entre 10-11anos no ano de 2014. Esta pesquisa visa auxiliar a professores (as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a importância e valorização das Ciências enquanto disciplina escolar capaz de mostrar e contribuir na compreensão do mundo. O Ensino de Ciências deve ser visto como processo potencializador de saberes, conhecimento e aprendizagens. Desse modo, buscou-se favorecer o desenvolvimento de ações reflexivas e investigativas, a fim de colaborar e impulsionar a construção da autonomia de pensamento e realização de diferentes ações no espaço escolar e extraescolar. Apresenta uma sequência de atividades desenvolvidas nas aulas de ciências em parceria com a professora de Ciências com o propósito de trabalhar temas relacionados à Astronomia utilizando uma abordagem investigativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa.pt_BR
dc.titleUma sequência de atividades sobre astronomia: trabalhando a disciplina escolar ciências nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho final - Cássia.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons