Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49329
Type: Monografia (especialização)
Title: Examinar ou avaliar: o que favorece o processo ensino e aprendizagem
Authors: Ana Amélia dos Santos
First Advisor: Denise França Stehling
Abstract: O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dona Santinha em relação ao tema “Examinar ou Avaliar: o que favorece o processo ensino e aprendizagem”. O objetivo geral é identificar, enquanto gestora, estratégias e embasamentos teóricos que proporcionem uma mudança de concepção sobre as práticas avaliativas junto ao corpo docente da escola. Tem como objetivos específicos, apresentar de forma simples e democrática, o principal conceito e função da avaliação baseando-se nas concepções dos autores Luckesi e Hoffmann. Outro objetivo é compreender o que é avaliar e examinar no contexto da Rede Municipal de Lagoa Santa. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teórica observando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final, pontua-se que a Escola Municipal Dona Santinha vem realizando mais exames que avaliações e propõe-se que mudanças sejam realizadas para oportunizar aos educandos práticas avaliativas que favoreçam uma aprendizagem significativa.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49329
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA AMÉLIA DOS SANTOS RODRIGUES.pdf216.06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons