Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49369
Type: Dissertação
Title: Potencializando gradiente de saúde de professores no ambiente de trabalho de EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) da Prefeitura de Belo Horizonte
Other Titles: ENHANCING GRADIENT OF TEACHERS' HEALTH IN THE WORK ENVIRONMENT OF EMEIS (MUNICIPAL SCHOOL OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION) OF BELO HORIZONTE.
Authors: HELOISA DIRCE SILVA
First Advisor: VANESSA DE ALMEIDA
First Referee: KATIA FERREIRA COSTA CAMPOS
Second Referee: GELZA MATOS NUNES
Third Referee: ELZA MELO MACHADO DE MELO
Abstract: No contexto atual, o Brasil vem passando por uma crise econômica, política, cultural, e mais recentemente, uma crise na saúde decorrente da pandemia provocada pela disseminação do Coronavírus (Covid19). Toda a população entrou em isolamento social. O professor teve de se adequar ao trabalho remoto, no contexto de sua casa, conciliando a vida pessoal com a profissional. Esta intervenção com um grupo de professoras é constituído por pesquisa-ação, com o objetivo de promover, ao mesmo tempo em que avaliou, o aumento do gradiente de saúde de professores das Escolas Municipais de Educação Infantil-EMEIs, utilizando as Práticas Integrativas e Complementares no ambiente de trabalho. O objetivo foi buscar ampliar as possibilidades de saúde dentro do ambiente de trabalho, identificando estratégias que levam à saúde e à qualidade de vida, mesmo em situação atual complexa. Foram realizados 9 encontros com um grupo de 8 professores de uma Escola de Educação Infantil (EMEI), com elaboração de diário de campo e realização de grupo focal no último encontro. As atividades desenvolvidas foram virtuais e com 2 encontros presenciais. As intervenções ocorreram em parceria com a Secretaria de Educação de Belo Horizonte (SMED). A partir da intervenção, foram identificados em 2 categorias temáticas, sendo elas, Conceitos teóricos da antroposofia e Práticas Integrativas e Complementares (PICS) como estratégia de Promoção da Saúde; e autoconhecimento como estratégia de busca pelo equilíbrio emocional, de superação dos desafios. Através desta intervenção, foi possível promover reflexões, discussões a partir da história de vida das professoras, identificando comportamentos que possam ser transformados, identificando qualidades, habilidades, que foram aplicados e vivenciados no ambiente de trabalho.
Abstract: In the current context, Brazil has been going through an economic, political, cultural crisis, and more recently, a health crisis resulting from the pandemic caused by the spread of the Coronavirus (Covid19). The entire population went into social isolation. The teacher had to adapt to remote work, in the context of his home, reconciling his personal and professional life. This intervention with a group of teachers consists of action research, with the objective of promoting, at the same time as it evaluated, the increase in the health gradient of teachers from Municipal Schools of Early Childhood Education - EMEIs , using Integrative and Complementary Practices in the work environment. The objective was to seek to expand the possibilities of health within the work environment, identifying strategies that lead to health and quality of life, even in a complex current situation. There were 9 meetings with a group of 8 teachers from a School of Early Childhood Education (EMEI), with the elaboration of a field diary and a focus group in the last meeting. The activities developed were virtual and with 2 face-to-face meetings. The interventions took place in partnership with the Belo Horizonte Department of Education (SMED). From the intervention, they were identified in 2 thematic categories, namely , Theoretical concepts of anthroposophy and Integrative and Complementary Practices (PICS) as a Health Promotion strategy; and Self-knowledge as a strategy to seek emotional balance, to overcome challenges. Through this intervention , it was possible to promote reflections, discussions from the life history of the teachers, identifying behaviors that can be transformed, identifying qualities, skills, and applied experience in the work environment.
Subject: Saúde
Resiliência Psicológica
Ambiente de Trabalho
Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49369
Issue Date: 17-Feb-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POTENCIALIZANDO GRADIENTE DE SAUDE EM PROFESSOES DE EMEIS.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.