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http://hdl.handle.net/1843/49414
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Comunidade escolar, diálogos e gestão democrática da educação: é possível um projeto político pedagógico que respeite as diferenças? |
Autor(es): | Cláudia Aparecida Pena |
primer Tutor: | Savana Diniz Gomes Melo |
Resumen: | O intuito desse trabalho é estabelecer uma reflexão a respeito da valorização e da importância do diálogo no interior da comunidade escolar, bem como sobre a questão dos conflitos e contradições que tal diálogo encerra. Parto do princípio que o ato de dialogar envolve respeito às diferenças de opinião e ao direito de participação de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar, mas nem sempre isso é levado em conta. O diálogo, quando valorizado por todos da comunidade escolar abre um leque importante de possibilidades para a melhoria da qualidade da educação. Tal diálogo não pode ser algo imposto somente pelo cumprimento de questões burocráticas. É necessário criar espaços efetivos de diálogo que propiciem a real participação de todos os atores envolvidos na comunidade escolar, para que se sintam participantes desse processo, sujeitos valorizados em suas idéias e expectativas, e não somente alguém que assina idéias que já estão postas e cristalizadas. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49414 |
Fecha del documento: | 29-jul-2009 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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