Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Savana Diniz Gomes Melopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5664364344077782pt_BR
dc.creatorCláudia Aparecida Penapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T11:17:10Z-
dc.date.available2023-02-02T11:17:10Z-
dc.date.issued2009-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49414-
dc.description.resumoO intuito desse trabalho é estabelecer uma reflexão a respeito da valorização e da importância do diálogo no interior da comunidade escolar, bem como sobre a questão dos conflitos e contradições que tal diálogo encerra. Parto do princípio que o ato de dialogar envolve respeito às diferenças de opinião e ao direito de participação de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar, mas nem sempre isso é levado em conta. O diálogo, quando valorizado por todos da comunidade escolar abre um leque importante de possibilidades para a melhoria da qualidade da educação. Tal diálogo não pode ser algo imposto somente pelo cumprimento de questões burocráticas. É necessário criar espaços efetivos de diálogo que propiciem a real participação de todos os atores envolvidos na comunidade escolar, para que se sintam participantes desse processo, sujeitos valorizados em suas idéias e expectativas, e não somente alguém que assina idéias que já estão postas e cristalizadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.titleComunidade escolar, diálogos e gestão democrática da educação: é possível um projeto político pedagógico que respeite as diferenças?pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIA APARECIDA PENA.pdf551.41 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons