Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49414
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Savana Diniz Gomes Melo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5664364344077782 | pt_BR |
dc.creator | Cláudia Aparecida Pena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T11:17:10Z | - |
dc.date.available | 2023-02-02T11:17:10Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49414 | - |
dc.description.resumo | O intuito desse trabalho é estabelecer uma reflexão a respeito da valorização e da importância do diálogo no interior da comunidade escolar, bem como sobre a questão dos conflitos e contradições que tal diálogo encerra. Parto do princípio que o ato de dialogar envolve respeito às diferenças de opinião e ao direito de participação de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar, mas nem sempre isso é levado em conta. O diálogo, quando valorizado por todos da comunidade escolar abre um leque importante de possibilidades para a melhoria da qualidade da educação. Tal diálogo não pode ser algo imposto somente pelo cumprimento de questões burocráticas. É necessário criar espaços efetivos de diálogo que propiciem a real participação de todos os atores envolvidos na comunidade escolar, para que se sintam participantes desse processo, sujeitos valorizados em suas idéias e expectativas, e não somente alguém que assina idéias que já estão postas e cristalizadas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.title | Comunidade escolar, diálogos e gestão democrática da educação: é possível um projeto político pedagógico que respeite as diferenças? | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CLÁUDIA APARECIDA PENA.pdf | 551.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License