Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49414
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Comunidade escolar, diálogos e gestão democrática da educação: é possível um projeto político pedagógico que respeite as diferenças?
Autor(es): Cláudia Aparecida Pena
Primeiro Orientador: Savana Diniz Gomes Melo
Resumo: O intuito desse trabalho é estabelecer uma reflexão a respeito da valorização e da importância do diálogo no interior da comunidade escolar, bem como sobre a questão dos conflitos e contradições que tal diálogo encerra. Parto do princípio que o ato de dialogar envolve respeito às diferenças de opinião e ao direito de participação de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar, mas nem sempre isso é levado em conta. O diálogo, quando valorizado por todos da comunidade escolar abre um leque importante de possibilidades para a melhoria da qualidade da educação. Tal diálogo não pode ser algo imposto somente pelo cumprimento de questões burocráticas. É necessário criar espaços efetivos de diálogo que propiciem a real participação de todos os atores envolvidos na comunidade escolar, para que se sintam participantes desse processo, sujeitos valorizados em suas idéias e expectativas, e não somente alguém que assina idéias que já estão postas e cristalizadas.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49414
Data do documento: 29-Jul-2009
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