Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49465
Type: Monografia (especialização)
Title: Conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática
Authors: Helenice Martins de Oliveira Caldeira
First Advisor: Zeneide Gonçalves da Rocha Gil
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: Este trabalho reflete sobre o papel do conselho escolar como instrumento de uma gestão democrática na escola pública, bem como a importância da escola estar munida de um Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar, uma vez que esses mecanismos mostram o conhecimento que a escola tem de si mesma, onde ela está e onde almeja chegar. São analisados de maneira mais específica os desafios da implantação e manutenção do conselho escolar, como forma de buscar uma nova identidade para a escola e melhorar os serviços prestados aos alunos, pais e comunidade escolar. Este trabalho tem como objetivo compreender melhor a importância do conselho escolar para a gestão democrática da escola e discutir aspectos relativos às funções e também às vantagens deste conselho a partir da visão de cada um dos autores pesquisados. São enfatizados dois aspectos importantes relacionados ao conselho, o primeiro deles refere-se à implantação do conselho escolar na Escola Municipal Lindaura Gil no Município de Almenara e o segundo refere-se ao funcionamento deste conselho dentro desta mesma instituição de ensino.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49465
Issue Date: 28-Nov-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELENICE MARTINS DE OLIVEIRA CALDEIRA.pdf219.07 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons