Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49532
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Gestão democrática: O papel do gestor na administração escolar democrática |
Authors: | Maria Emília Quadros Santos |
First Advisor: | Zeneide Gonçalves da Rocha Gil |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo discutir a democracia, a gestão participativa na escola pública, a cidadania e a autonomia, bem como os desafios e possibilidades para a construção de uma escola democrática, com ênfase no papel do gestor escolar. Os resultados apontam que para a efetivação da democracia escolar necessitaremos criar órgãos de gestão que garantam a representatividade, a continuidade e a legitimidade da participação popular. Dentre esses destacamos o Conselho Escolar ou Colegiado, Eleições de Dirigentes Escolares, Conferência da Educação, Orçamento Participativo, elaboração do Projeto Político Pedagógico. Tais instrumentos podem ampliar a participação e a qualidade da gestão escolar. O trabalho está estruturado de forma simples e objetiva, com uma linguagem clara e de fácil acesso que possibilite um conhecimento sobre o que é gestão democrática; em quais pilares esta deve estar estruturada; qual é o papel do gestor escolar na dinâmica educacional e importância do gestor no futuro de cada aluno. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49532 |
Issue Date: | 28-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA EMÍLIA QUADROS SANTOS.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License