Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49532
Type: Monografia (especialização)
Title: Gestão democrática: O papel do gestor na administração escolar democrática
Authors: Maria Emília Quadros Santos
First Advisor: Zeneide Gonçalves da Rocha Gil
Abstract: Este trabalho tem por objetivo discutir a democracia, a gestão participativa na escola pública, a cidadania e a autonomia, bem como os desafios e possibilidades para a construção de uma escola democrática, com ênfase no papel do gestor escolar. Os resultados apontam que para a efetivação da democracia escolar necessitaremos criar órgãos de gestão que garantam a representatividade, a continuidade e a legitimidade da participação popular. Dentre esses destacamos o Conselho Escolar ou Colegiado, Eleições de Dirigentes Escolares, Conferência da Educação, Orçamento Participativo, elaboração do Projeto Político Pedagógico. Tais instrumentos podem ampliar a participação e a qualidade da gestão escolar. O trabalho está estruturado de forma simples e objetiva, com uma linguagem clara e de fácil acesso que possibilite um conhecimento sobre o que é gestão democrática; em quais pilares esta deve estar estruturada; qual é o papel do gestor escolar na dinâmica educacional e importância do gestor no futuro de cada aluno.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49532
Issue Date: 28-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EMÍLIA QUADROS SANTOS.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons