Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49545
Type: Monografia (especialização)
Title: Avaliação e novos paradigmas
Authors: Vera Lúcia Guimarães Andrade
First Advisor: Maria Angélica Araújo Ribeiro
Abstract: A avaliação é um ato dinâmico que qualifica e oferece subsídios. Por isso é de suma importância que o educador aprenda a analisar as situações, percebendo que há diversas saídas para o mesmo problema e que para avaliar não precisa escolher somente um caminho, com essa descoberta ele aprende a refletir sobre um momento tão importante na vida dos educandos e na sua prática, com essa avaliação eles ganham autonomia de aprendizagem tanto o educador quanto o educando que é a peça chave da avaliação. A avaliação imprime uma direção às ações dos educadores e dos educandos. Deve ser democrática, favorecendo o desenvolvimento da capacidade do educando de apropriar-se de conhecimentos científicos, sociais e tecnológicos produzidos historicamente e deve ser resultante de um processo coletivo, uma aprendizagem que depende do envolvimento, da vivência, do individual e do coletivo. E entender que a avaliação precisa está sempre conectada ao permanente movimento de construção de conhecimento, estimulando ao diálogo e as diferenças para o enriquecimento do ensino aprendizagem.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49545
Issue Date: 28-Jul-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERA LÚCIA GUIMARÃES ANDRADE.pdf323.92 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons