Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49585
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Desconstruindo estereótipos sobre a África e os africanos: pensando a matemática na perspectiva da Lei 10639/03
Autor(es): Cleusa Maria da Silva
primer Tutor: Elânia de Oliveira
primer miembro del tribunal : José Raimundo Lisboa da Costa
Resumen: Este trabalho parte de um problema vivenciado em minha prática docente – o cuidar e o educar das relações étnico-raciais no espaço da Educação Infantil e na 1ª fase do 2º ciclo. Contempla a análise e reflexão da minha própria experiência. O objetivo principal do trabalho, que utilizou o Jogo Mancala, foi despertar nos alunos o raciocínio lógico e a atenção, a partir de sua utilização em sala de aula. O Jogo Mancala é um jogo afro milenar, que mostra ao aluno um pouco da cultura afro-brasileira e africana. O trabalho foi desenvolvido com a turma 303 da 1ª fase do 2º ciclo da Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros nos meses de Agosto e Setembro de 2010. O objetivo do trabalho foi alcançado, na medida em que possibilidades foram criadas em sala de aula para resgatar nos alunos o interesse pela Matemática, ao mesmo tempo em que se ampliam os conhecimentos sobre a cultura africana.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49585
Fecha del documento: 11-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência da Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS SOBRE A ÁFRICA E OS AFRICANOS PENSANDO A MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA.pdf646.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons