Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/49585
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Desconstruindo estereótipos sobre a África e os africanos: pensando a matemática na perspectiva da Lei 10639/03 |
Autor(es): | Cleusa Maria da Silva |
Primeiro Orientador: | Elânia de Oliveira |
Primeiro membro da banca : | José Raimundo Lisboa da Costa |
Resumo: | Este trabalho parte de um problema vivenciado em minha prática docente – o cuidar e o educar das relações étnico-raciais no espaço da Educação Infantil e na 1ª fase do 2º ciclo. Contempla a análise e reflexão da minha própria experiência. O objetivo principal do trabalho, que utilizou o Jogo Mancala, foi despertar nos alunos o raciocínio lógico e a atenção, a partir de sua utilização em sala de aula. O Jogo Mancala é um jogo afro milenar, que mostra ao aluno um pouco da cultura afro-brasileira e africana. O trabalho foi desenvolvido com a turma 303 da 1ª fase do 2º ciclo da Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros nos meses de Agosto e Setembro de 2010. O objetivo do trabalho foi alcançado, na medida em que possibilidades foram criadas em sala de aula para resgatar nos alunos o interesse pela Matemática, ao mesmo tempo em que se ampliam os conhecimentos sobre a cultura africana. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49585 |
Data do documento: | 11-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS SOBRE A ÁFRICA E OS AFRICANOS PENSANDO A MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA.pdf | 646.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons