Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49585
Type: Monografia (especialização)
Title: Desconstruindo estereótipos sobre a África e os africanos: pensando a matemática na perspectiva da Lei 10639/03
Authors: Cleusa Maria da Silva
First Advisor: Elânia de Oliveira
First Referee: José Raimundo Lisboa da Costa
Abstract: Este trabalho parte de um problema vivenciado em minha prática docente – o cuidar e o educar das relações étnico-raciais no espaço da Educação Infantil e na 1ª fase do 2º ciclo. Contempla a análise e reflexão da minha própria experiência. O objetivo principal do trabalho, que utilizou o Jogo Mancala, foi despertar nos alunos o raciocínio lógico e a atenção, a partir de sua utilização em sala de aula. O Jogo Mancala é um jogo afro milenar, que mostra ao aluno um pouco da cultura afro-brasileira e africana. O trabalho foi desenvolvido com a turma 303 da 1ª fase do 2º ciclo da Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros nos meses de Agosto e Setembro de 2010. O objetivo do trabalho foi alcançado, na medida em que possibilidades foram criadas em sala de aula para resgatar nos alunos o interesse pela Matemática, ao mesmo tempo em que se ampliam os conhecimentos sobre a cultura africana.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49585
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons