Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49585
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Elânia de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3581187898638452 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | José Raimundo Lisboa da Costa | pt_BR |
dc.creator | Cleusa Maria da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T14:03:44Z | - |
dc.date.available | 2023-02-06T14:03:44Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49585 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho parte de um problema vivenciado em minha prática docente – o cuidar e o educar das relações étnico-raciais no espaço da Educação Infantil e na 1ª fase do 2º ciclo. Contempla a análise e reflexão da minha própria experiência. O objetivo principal do trabalho, que utilizou o Jogo Mancala, foi despertar nos alunos o raciocínio lógico e a atenção, a partir de sua utilização em sala de aula. O Jogo Mancala é um jogo afro milenar, que mostra ao aluno um pouco da cultura afro-brasileira e africana. O trabalho foi desenvolvido com a turma 303 da 1ª fase do 2º ciclo da Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros nos meses de Agosto e Setembro de 2010. O objetivo do trabalho foi alcançado, na medida em que possibilidades foram criadas em sala de aula para resgatar nos alunos o interesse pela Matemática, ao mesmo tempo em que se ampliam os conhecimentos sobre a cultura africana. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Identidade e cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.title | Desconstruindo estereótipos sobre a África e os africanos: pensando a matemática na perspectiva da Lei 10639/03 | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS SOBRE A ÁFRICA E OS AFRICANOS PENSANDO A MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA.pdf | 646.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License