Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49612
Type: Monografia (especialização)
Title: As crianças de 5/6 anos atuando como protagonistas na descoberta do mundo
Authors: Marília das Dores Silvestre D’ávila Siqueira
First Advisor: Vitória Líbia Barreto de Faria
metadata.dc.contributor.advisor2: Fátima Regina Teixeira de Salles
First Referee: Mônica Correia Baptista
Abstract: O ato de aprender é subjetivo, ou seja, ninguém pode aprender para ninguém. Em se tratando de crianças pequenas, é fundamental, para a sua aprendizagem, que ela seja participante ativa desse processo, pois está descobrindo e desvendando o mundo à sua volta. Muito tem sido pesquisado sobre a criança protagonista dentro da escola, aquela que atua na construção de seu conhecimento e aprendizagem, e cabe a nós, professoras e professores, proporcionar momentos de uma rica aprendizagem para nossas crianças. Este trabalho teve como objetivo destacar a importância da participação das crianças no seu processo de aprendizagem e o papel do professor nesse processo. Para tal, utilizou-se da abordagem qualitativa, baseada nos estudos de BOGDAN E BIKLEN (1999). Os sujeitos envolvidos foram vinte e duas crianças com idades entre cinco e seis anos, alunos da instituição pública municipal UMEI – Unidade Municipal de Educação Infantil Jardim Vitória, localizada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49612
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marília das Dores Silvestre D’ávila Siqueira.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons