Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49629
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Ações afirmativas: a arte-educação na construção de práticas étnico-raciais para o 2º ciclo da educação infantil |
Authors: | Luciana dos Santos |
First Advisor: | José Raimundo Lisboa da Costa |
First Referee: | Elânia de Oliveira |
Abstract: | Este projeto tem como proposta a aplicação da Lei 10.639/03 relativa à educação étnico-racial, que tem como objetivo redirecionar nesta perspectiva algumas propostas pedagógicas da escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com a disciplina em Artes enquanto linguagem interdisciplinar na prática anti-racista na educação. Essa metodologia se refere à valorização do uso da linguagem plástica visual, como contribuição dos estudos identitários, históricos, geográficos e culturais com a específica finalidade de abordar, discutir e refletir acerca da construção histórica da imagem negativa do negro no Brasil, minimizando, nesse sentido, os reflexos históricos de exclusão social, a fim de que no futuro as crianças possam reconstruir positivamente a identidade negra do nosso país. |
Subject: | Educação África - História Identidade - Aspectos sociais |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49629 |
Issue Date: | 11-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luciana dos Santos.pdf | 25.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License