Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49629
Type: Monografia (especialização)
Title: Ações afirmativas: a arte-educação na construção de práticas étnico-raciais para o 2º ciclo da educação infantil
Authors: Luciana dos Santos
First Advisor: José Raimundo Lisboa da Costa
First Referee: Elânia de Oliveira
Abstract: Este projeto tem como proposta a aplicação da Lei 10.639/03 relativa à educação étnico-racial, que tem como objetivo redirecionar nesta perspectiva algumas propostas pedagógicas da escola onde foi desenvolvido. A base dessa reflexão foi pautada no trabalho com a disciplina em Artes enquanto linguagem interdisciplinar na prática anti-racista na educação. Essa metodologia se refere à valorização do uso da linguagem plástica visual, como contribuição dos estudos identitários, históricos, geográficos e culturais com a específica finalidade de abordar, discutir e refletir acerca da construção histórica da imagem negativa do negro no Brasil, minimizando, nesse sentido, os reflexos históricos de exclusão social, a fim de que no futuro as crianças possam reconstruir positivamente a identidade negra do nosso país.
Subject: Educação
África - História
Identidade - Aspectos sociais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49629
Issue Date: 11-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana dos Santos.pdf25.47 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons