Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49649
Type: Monografia (especialização)
Title: Práticas pedagógicas do professor da educação infantil com relação à alfabetização e ao letramento na UMEI Paraúnas
Authors: Jucirlene José Ribeiro
First Advisor: Mônica Correia Baptista
First Referee: Fátima Regina Teixeira de Salles Dias
Second Referee: Vitória Líbia Barreto
Abstract: Este trabalho apresenta o estudo teórico sobre os conceitos de alfabetização e de letramento apresentando a inter-relação entre eles e abordando as práticas educativas que envolvem o processo de apropriação da linguagem escrita na educação infantil, com crianças de cinco anos. No primeiro momento o estudo busca clarificar os conceitos de letramento, alfabetização e suas inter-relações. Apresenta e analisa os dados obtidos a partir de uma pesquisa de campo realizada com educadoras da UMEI PARAÚNAS do ensino infantil público de Belo Horizonte, por meio do qual foram levantadas questões acerca do novo termo “letramento” e suas inter-relações com a alfabetização. O estudo apresenta o que é saber ler e escrever, ser alfabetizado e viver na condição e estado de ser letrado, concluindo que, não basta mais saber ler e escrever tão somente, sendo preciso saber fazer uso da leitura e da escrita. A partir da conceituação e da pesquisa de campo, o estudo apresenta o plano de ação desenvolvido junto a uma turma de crianças de cinco anos de idade e envolvendo a participação das famílias.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49649
Issue Date: 4-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS LASEB corrigido 2ª versão.pdf9.83 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons