Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49651
Tipo: Monografia (especialização)
Título: “Quem aí já ouviu falar em matemática”? – um estudo sobre a ampliação e potencialização da linguagem matemática na educação infantil
Autor(es): Fabiane Ladislau Mendes
primer Tutor: Vitória Líbia Barreto de Faria
Segundo Tutor: Fátima Regina Salles Dias
primer miembro del tribunal : Mônica Correia
Resumen: O presente estudo apresenta uma análise sobre as propostas de atividades que podem ampliar e potencializar o ensino de matemática na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), juntamente a um grupo de crianças de cinco anos. A autora parte de provocações oriundas de sua prática como educadora infantil da Rede de Ensino de Belo Horizonte e como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada. A pesquisa objetivou potencializar e ampliar os conhecimentos contribuindo para a formação dos conceitos matemáticos na Educação Infantil, visando identificar como as crianças se relacionam com o conhecimento matemático em seu cotidiano social; analisar a contribuição de atividades coletivas, com ênfase nos jogos e brincadeiras, propostos na escola para a formação dos conceitos básicos que contribuirão para a construção do conceito de número; identificar, a partir da intervenção proposta, como as professoras percebem o desenvolvimento das crianças acerca da construção dos conceitos matemáticos. A partir dos resultados alcançados com a intervenção na prática pedagógica, a autora analisa e discute formas de ampliar e potencializar o ensino da matemática na Educação Infantil. Sendo assim, no decorrer do texto, discute-se como as crianças percebem a matemática em seu cotidiano; como os jogos e brincadeiras podem contribuir para o ensino da matemática no âmbito da Educação Infantil e como as professoras atuam e compreendem o ensino da disciplina na instituição que prima pelo cuidado e educação de crianças de zero a cinco anos.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49651
Fecha del documento: 11-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência da Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
FABIANE - nova versão da mono.pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons