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http://hdl.handle.net/1843/49651
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Vitória Líbia Barreto de Faria | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9935808556008217 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Fátima Regina Salles Dias | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mônica Correia | pt_BR |
dc.creator | Fabiane Ladislau Mendes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T12:39:22Z | - |
dc.date.available | 2023-02-07T12:39:22Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49651 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo apresenta uma análise sobre as propostas de atividades que podem ampliar e potencializar o ensino de matemática na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), juntamente a um grupo de crianças de cinco anos. A autora parte de provocações oriundas de sua prática como educadora infantil da Rede de Ensino de Belo Horizonte e como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada. A pesquisa objetivou potencializar e ampliar os conhecimentos contribuindo para a formação dos conceitos matemáticos na Educação Infantil, visando identificar como as crianças se relacionam com o conhecimento matemático em seu cotidiano social; analisar a contribuição de atividades coletivas, com ênfase nos jogos e brincadeiras, propostos na escola para a formação dos conceitos básicos que contribuirão para a construção do conceito de número; identificar, a partir da intervenção proposta, como as professoras percebem o desenvolvimento das crianças acerca da construção dos conceitos matemáticos. A partir dos resultados alcançados com a intervenção na prática pedagógica, a autora analisa e discute formas de ampliar e potencializar o ensino da matemática na Educação Infantil. Sendo assim, no decorrer do texto, discute-se como as crianças percebem a matemática em seu cotidiano; como os jogos e brincadeiras podem contribuir para o ensino da matemática no âmbito da Educação Infantil e como as professoras atuam e compreendem o ensino da disciplina na instituição que prima pelo cuidado e educação de crianças de zero a cinco anos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Crianças de zero a cinco anos | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Situações problema | pt_BR |
dc.title | “Quem aí já ouviu falar em matemática”? – um estudo sobre a ampliação e potencialização da linguagem matemática na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
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