Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49651
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | “Quem aí já ouviu falar em matemática”? – um estudo sobre a ampliação e potencialização da linguagem matemática na educação infantil |
Authors: | Fabiane Ladislau Mendes |
First Advisor: | Vitória Líbia Barreto de Faria |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Fátima Regina Salles Dias |
First Referee: | Mônica Correia |
Abstract: | O presente estudo apresenta uma análise sobre as propostas de atividades que podem ampliar e potencializar o ensino de matemática na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), juntamente a um grupo de crianças de cinco anos. A autora parte de provocações oriundas de sua prática como educadora infantil da Rede de Ensino de Belo Horizonte e como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada. A pesquisa objetivou potencializar e ampliar os conhecimentos contribuindo para a formação dos conceitos matemáticos na Educação Infantil, visando identificar como as crianças se relacionam com o conhecimento matemático em seu cotidiano social; analisar a contribuição de atividades coletivas, com ênfase nos jogos e brincadeiras, propostos na escola para a formação dos conceitos básicos que contribuirão para a construção do conceito de número; identificar, a partir da intervenção proposta, como as professoras percebem o desenvolvimento das crianças acerca da construção dos conceitos matemáticos. A partir dos resultados alcançados com a intervenção na prática pedagógica, a autora analisa e discute formas de ampliar e potencializar o ensino da matemática na Educação Infantil. Sendo assim, no decorrer do texto, discute-se como as crianças percebem a matemática em seu cotidiano; como os jogos e brincadeiras podem contribuir para o ensino da matemática no âmbito da Educação Infantil e como as professoras atuam e compreendem o ensino da disciplina na instituição que prima pelo cuidado e educação de crianças de zero a cinco anos. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49651 |
Issue Date: | 11-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FABIANE - nova versão da mono.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License