Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49696
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Projeto aprender brincando: como ensinar o funcionamento do discurso escrito para crianças em fase de alfabetização |
Authors: | Dalma Luciene Câmara de Mendonça |
First Advisor: | Lúcia Fernanda Pinheiro Barros |
First Referee: | Miria Gomes de Oliveira |
Abstract: | A importância atribuída ao trabalho de gêneros textuais com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Belo Horizonte é o principal elemento que objetivou a construção do “Projeto Aprender Brincando: como ensinar o funcionamento do discurso escrito para crianças em fase de alfabetização”. Apresenta como finalidade analisar a apropriação do funcionamento de determinado gênero da esfera cotidiana, “regra de jogo e brincadeiras”, por alunos na fase da alfabetização. No primeiro momento foram contextualizados os campos teóricos que tratam dos seguintes aspectos: oralidade e escrita, discursos orais e escritos, tipologias, gêneros textuais, mais especificamente o gênero trabalhado. Em seguida, são descritos os sujeitos envolvidos no projeto e o desenvolvimento. A realização desse plano de ação se deu através da pedagogia de projetos e a partir de interações entre professora e alunos, de leituras e discussões foram explorados componentes caracterizadores do gênero textual estudado. Além de atividades diretamente ligadas à alfabetização. Os resultados alcançados com a escrita e reescrita do texto, tendo a professora como escriba, demonstraram que, apesar do receio de muitos professores em trabalhar com gêneros textuais em alunos na fase de alfabetização, a riqueza e os avanços na aprendizagem são surpreendentes e recompensam um planejamento sistemático do gênero escolhido visando à linha de trabalho pedagógico simultâneo entre alfabetização e letramento. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49696 |
Issue Date: | 11-Dec-2010 |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Projeto Aprender Brincando.pdf | 4.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License