Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Angélica Araújo Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2065122555440474pt_BR
dc.contributor.referee1Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorAurea Lúcia de Sousa Paulapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T12:39:27Z-
dc.date.available2023-02-08T12:39:27Z-
dc.date.issued2011-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49747-
dc.description.resumoEsse trabalho parte de uma questão urgente e necessária que é a concretização da gestão democrática e consequente excelência da educação. Através de observações diárias, análises críticas da realidade escolar, reflexões constantes sobre a prática pedagógica e administrativa, assim como estudo sobre o assunto, chega-se a um ponto-chave para se alcançar melhorias: a avaliação institucional. Assim, numa perspectiva de grandes exigências e mudanças no quadro educacional, a avaliação deve entremear todos os processos dentro da escola. Através do Projeto Político Pedagógico, desenvolvido de maneira séria e direcionado, um planejamento participativo; a avaliação institucional toma um lugar de muita importância gerindo necessidade de envolvimento de todos, colaborando à transformação de mentalidades, revendo antigos e ultrapassados conceitos e fortalecendo o diálogo de todos os envolvidos em prol de um objetivo comum que é uma sociedade mais digna, com uma educação de qualidade capaz de transformar mentalidades através da ação, reflexão e avaliação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectPlanejamento participativopt_BR
dc.subjectEducação de qualidadept_BR
dc.titleA avaliação institucional e seus benefícios para a qualidade da educaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AUREA_LUCIA_DE_SOUSA_PAULA.pdf245.82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons