Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49750
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Redefinindo o papel da avaliação na escola |
Authors: | Carla Patrícia Pereira |
First Advisor: | Wanderléa Mendes Guedes |
Abstract: | É preciso redefinir o papel da avaliação escolar uma vez que a democratização do ensino se coloca como a possibilidade de desenvolvimento individual e coletivo. A avaliação escolar tem, muitas vezes produzido, reproduzido, fortalecido e legitimado o fracasso escolar. Através da hierarquização dos desenvolvimentos conteudistas, professores têm classificado alunos de acordo com seu desenvolvimento, ou mais especificamente de acordo com os acertos das questões propostas em provas e testes. A avaliação não é pedagógica e não está focalizada no desenvolvimento dos alunos. Assim sendo, a pesquisa de referência bibliográfica é desenvolvida com o objetivo de compreender como a avaliação escolar interfere no processo de democratização do ensino, através da redefinição de sua função. Para isto há que se questionar inicialmente o papel político e social da escola e em seguida perceber a forma como se dá a avaliação no interior das escolas, em especial a EM “ Doutor Maninho” fazendo-se um paralelo entre a maneira como se apresenta e como deveria ser.. A pesquisa pauta-se nas reflexões de LUCKESI (2002), LUDKE (2001), MELCHIOR (1999), PERRENOUD (1999), SOUZA (2005) e SOUSA (1999) que descrevem desde a compreensão do papel da escola, até as formas como devem ser elaboradas as avaliações de maneira pedagógica. Ao final são realizadas algumas observações, com a apresentação ( não como receita), de como a escola pode desenvolver ações compatíveis com as verdadeiras funções da avaliação escolar. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49750 |
Issue Date: | 26-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CARLA_PATRICIA_PEREIRA.pdf | 894.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License