Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49753
Type: Monografia (especialização)
Title: A participação da comunidade nos processos de decisão da escola: o “Interjogo” de responsabilidades
Authors: Eufrânia Paula Corrêa Potting
First Advisor: Márcia Helena Mesquita Ferreira
Third Referee: Hormindo Pereira de Souza Júnior
Abstract: O eixo central da discussão proposta por este trabalho - “A participação da comunidade nos processos de decisão da escola: o interjogo de responsabilidades” - surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário que compõe o processo de construção e de responsabilidade na execução do Projeto Político Pedagógico na democratização da escola pública. Para a configuração dessa pesquisa optou-se como referencial teórico o princípio da Gestão Democrática aprovado pela Constituição Federal em 1988. A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola. A partir desse lugar propõe-se tecer algumas reflexões acerca da responsabilização de todos os atores envolvidos nesse processo de construção coletiva pelos resultados obtidos no fazer pedagógico
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49753
Issue Date: 26-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EUFRANIA_PAULA_CORREA_POTTING.pdf668.41 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons