Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/50176
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Currículo escolar |
Autor(es): | Renata Teixeira Bastos |
primer Tutor: | Mariana Cavaca Alves do Valle |
Resumen: | Pensar em uma proposta pedagógica para a organização da escola nos leva refletir sobre qual currículo desejamos para as instituições educacionais. O currículo é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e saberes do educando com os conhecimentos que fazem parte da cultura, do ambiente pedagógico de modo a promover o desenvolvimento do aluno. O currículo não se restringe somente a listagem de conteúdos, mas significa em compromisso em oferecer experiências diversas por meio de várias linguagens; garantindo acesso à cultura, saberes enfim envolve tudo que foi construído historicamente pela humanidade. Conceituo currículo como tudo o que acontece em uma instituição de educação, todas as situações que, ao serem vivenciadas pela criança e pelas demais pessoas ali presentes, possibilitam a construção do conhecimento, proporcionando aprendizagem e desenvolvimento. Ética e cidadania, trabalho e consumo, educação sexual, educação para saúde, educação ambiental, informática, tecnologias são realidades do mundo atual. Onde a escola deve trabalhar de forma integrada e interdisciplinar, como um ponto de partida para a compreensão da complexidade dos fenômenos no currículo pode viabilizar um novo rosto aos conteúdos escolares, tendo em vista a formação para a cidadania. Nessa perspectiva todo currículo porta um projeto de sociedade; um projeto de humanidade; humanização, um ser e estar no mundo; intencionalidades e desejos. Desse modo, ao se propor a elaboração de uma proposta curricular, faz necessário refletir sobre o ambiente da instituição que trabalha o meio do público alvo (alunos), a cultura, ou seja, faz-se refletir quais crianças e infâncias falamos quais fundamentos teóricos que nos embasam e como isso se relaciona com os demais itens que compõem o currículo de uma instituição |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50176 |
Fecha del documento: | 2-sep-2011 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_RENATA_TEIXEIRA_BASTOS.pdf | 272.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons