Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50176
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Currículo escolar |
Authors: | Renata Teixeira Bastos |
First Advisor: | Mariana Cavaca Alves do Valle |
Abstract: | Pensar em uma proposta pedagógica para a organização da escola nos leva refletir sobre qual currículo desejamos para as instituições educacionais. O currículo é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e saberes do educando com os conhecimentos que fazem parte da cultura, do ambiente pedagógico de modo a promover o desenvolvimento do aluno. O currículo não se restringe somente a listagem de conteúdos, mas significa em compromisso em oferecer experiências diversas por meio de várias linguagens; garantindo acesso à cultura, saberes enfim envolve tudo que foi construído historicamente pela humanidade. Conceituo currículo como tudo o que acontece em uma instituição de educação, todas as situações que, ao serem vivenciadas pela criança e pelas demais pessoas ali presentes, possibilitam a construção do conhecimento, proporcionando aprendizagem e desenvolvimento. Ética e cidadania, trabalho e consumo, educação sexual, educação para saúde, educação ambiental, informática, tecnologias são realidades do mundo atual. Onde a escola deve trabalhar de forma integrada e interdisciplinar, como um ponto de partida para a compreensão da complexidade dos fenômenos no currículo pode viabilizar um novo rosto aos conteúdos escolares, tendo em vista a formação para a cidadania. Nessa perspectiva todo currículo porta um projeto de sociedade; um projeto de humanidade; humanização, um ser e estar no mundo; intencionalidades e desejos. Desse modo, ao se propor a elaboração de uma proposta curricular, faz necessário refletir sobre o ambiente da instituição que trabalha o meio do público alvo (alunos), a cultura, ou seja, faz-se refletir quais crianças e infâncias falamos quais fundamentos teóricos que nos embasam e como isso se relaciona com os demais itens que compõem o currículo de uma instituição |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50176 |
Issue Date: | 2-Sep-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_RENATA_TEIXEIRA_BASTOS.pdf | 272.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License