Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50176
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mariana Cavaca Alves do Vallept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3351490739924494pt_BR
dc.creatorRenata Teixeira Bastospt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T13:42:37Z-
dc.date.available2023-02-17T13:42:37Z-
dc.date.issued2011-09-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50176-
dc.description.resumoPensar em uma proposta pedagógica para a organização da escola nos leva refletir sobre qual currículo desejamos para as instituições educacionais. O currículo é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e saberes do educando com os conhecimentos que fazem parte da cultura, do ambiente pedagógico de modo a promover o desenvolvimento do aluno. O currículo não se restringe somente a listagem de conteúdos, mas significa em compromisso em oferecer experiências diversas por meio de várias linguagens; garantindo acesso à cultura, saberes enfim envolve tudo que foi construído historicamente pela humanidade. Conceituo currículo como tudo o que acontece em uma instituição de educação, todas as situações que, ao serem vivenciadas pela criança e pelas demais pessoas ali presentes, possibilitam a construção do conhecimento, proporcionando aprendizagem e desenvolvimento. Ética e cidadania, trabalho e consumo, educação sexual, educação para saúde, educação ambiental, informática, tecnologias são realidades do mundo atual. Onde a escola deve trabalhar de forma integrada e interdisciplinar, como um ponto de partida para a compreensão da complexidade dos fenômenos no currículo pode viabilizar um novo rosto aos conteúdos escolares, tendo em vista a formação para a cidadania. Nessa perspectiva todo currículo porta um projeto de sociedade; um projeto de humanidade; humanização, um ser e estar no mundo; intencionalidades e desejos. Desse modo, ao se propor a elaboração de uma proposta curricular, faz necessário refletir sobre o ambiente da instituição que trabalha o meio do público alvo (alunos), a cultura, ou seja, faz-se refletir quais crianças e infâncias falamos quais fundamentos teóricos que nos embasam e como isso se relaciona com os demais itens que compõem o currículo de uma instituiçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectEducarpt_BR
dc.subjectFormarpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleCurrículo escolarpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RENATA_TEIXEIRA_BASTOS.pdf272.28 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons