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http://hdl.handle.net/1843/50176
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Mariana Cavaca Alves do Valle | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3351490739924494 | pt_BR |
dc.creator | Renata Teixeira Bastos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T13:42:37Z | - |
dc.date.available | 2023-02-17T13:42:37Z | - |
dc.date.issued | 2011-09-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50176 | - |
dc.description.resumo | Pensar em uma proposta pedagógica para a organização da escola nos leva refletir sobre qual currículo desejamos para as instituições educacionais. O currículo é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e saberes do educando com os conhecimentos que fazem parte da cultura, do ambiente pedagógico de modo a promover o desenvolvimento do aluno. O currículo não se restringe somente a listagem de conteúdos, mas significa em compromisso em oferecer experiências diversas por meio de várias linguagens; garantindo acesso à cultura, saberes enfim envolve tudo que foi construído historicamente pela humanidade. Conceituo currículo como tudo o que acontece em uma instituição de educação, todas as situações que, ao serem vivenciadas pela criança e pelas demais pessoas ali presentes, possibilitam a construção do conhecimento, proporcionando aprendizagem e desenvolvimento. Ética e cidadania, trabalho e consumo, educação sexual, educação para saúde, educação ambiental, informática, tecnologias são realidades do mundo atual. Onde a escola deve trabalhar de forma integrada e interdisciplinar, como um ponto de partida para a compreensão da complexidade dos fenômenos no currículo pode viabilizar um novo rosto aos conteúdos escolares, tendo em vista a formação para a cidadania. Nessa perspectiva todo currículo porta um projeto de sociedade; um projeto de humanidade; humanização, um ser e estar no mundo; intencionalidades e desejos. Desse modo, ao se propor a elaboração de uma proposta curricular, faz necessário refletir sobre o ambiente da instituição que trabalha o meio do público alvo (alunos), a cultura, ou seja, faz-se refletir quais crianças e infâncias falamos quais fundamentos teóricos que nos embasam e como isso se relaciona com os demais itens que compõem o currículo de uma instituição | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Organização | pt_BR |
dc.subject | Compreensão | pt_BR |
dc.subject | Educar | pt_BR |
dc.subject | Formar | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Currículo escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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