Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/50494
Tipo: Artigo de Evento
Título: Argumentação de licenciandos sobre a presença do componente curricular química na educação básica
Autor(es): Naira Helena Simões do Carmo
Ana Luiza de Quadros
Resumen: Os frequentes questionamentos de estudantes sobre a necessidade de estudar Química, observados nas salas de aula, podem indicar que, além de ensinar, o professor terá, muitas vezes, que argumentar com os estudantes para além dos conteúdos e conceitos. Considerando esse contexto, o presente trabalho buscou investigar como licenciandos do curso de Química da UFMG argumentam em uma atividade que solicitava a construção de argumentos convincentes para uma situação de sala de aula envolvendo o currículo escolar. Na interpretação dos dados, caracterizamos e analisamos os argumentos de acordo com as categorias desenvolvidos por Millar (2003). Percebemos que os licenciandos, de modo geral, não foram capazes de desenvolver uma argumentação consistente sobre a presença do componente curricular Química na escola. Construir argumentos consistentes é uma tarefa que permeia todo o trabalho do professor de Química e, nesse sentido, é indicado uma atenção maior dos cursos de formação de professores.
Asunto: Química - Formação de professores
Discussões e debates
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50494
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.eneq2016.ufsc.br/anais/index.htm
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Argumentação de licenciandos sobre a presença do componente curricular química na educação básica.pdf435.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.