Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50494
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Argumentação de licenciandos sobre a presença do componente curricular química na educação básica |
Authors: | Naira Helena Simões do Carmo Ana Luiza de Quadros |
Abstract: | Os frequentes questionamentos de estudantes sobre a necessidade de estudar Química, observados nas salas de aula, podem indicar que, além de ensinar, o professor terá, muitas vezes, que argumentar com os estudantes para além dos conteúdos e conceitos. Considerando esse contexto, o presente trabalho buscou investigar como licenciandos do curso de Química da UFMG argumentam em uma atividade que solicitava a construção de argumentos convincentes para uma situação de sala de aula envolvendo o currículo escolar. Na interpretação dos dados, caracterizamos e analisamos os argumentos de acordo com as categorias desenvolvidos por Millar (2003). Percebemos que os licenciandos, de modo geral, não foram capazes de desenvolver uma argumentação consistente sobre a presença do componente curricular Química na escola. Construir argumentos consistentes é uma tarefa que permeia todo o trabalho do professor de Química e, nesse sentido, é indicado uma atenção maior dos cursos de formação de professores. |
Subject: | Química - Formação de professores Discussões e debates |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50494 |
Issue Date: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.eneq2016.ufsc.br/anais/index.htm |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Argumentação de licenciandos sobre a presença do componente curricular química na educação básica.pdf | 435.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.