Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50494
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNaira Helena Simões do Carmopt_BR
dc.creatorAna Luiza de Quadrospt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T13:04:50Z-
dc.date.available2023-02-28T13:04:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50494-
dc.description.resumoOs frequentes questionamentos de estudantes sobre a necessidade de estudar Química, observados nas salas de aula, podem indicar que, além de ensinar, o professor terá, muitas vezes, que argumentar com os estudantes para além dos conteúdos e conceitos. Considerando esse contexto, o presente trabalho buscou investigar como licenciandos do curso de Química da UFMG argumentam em uma atividade que solicitava a construção de argumentos convincentes para uma situação de sala de aula envolvendo o currículo escolar. Na interpretação dos dados, caracterizamos e analisamos os argumentos de acordo com as categorias desenvolvidos por Millar (2003). Percebemos que os licenciandos, de modo geral, não foram capazes de desenvolver uma argumentação consistente sobre a presença do componente curricular Química na escola. Construir argumentos consistentes é uma tarefa que permeia todo o trabalho do professor de Química e, nesse sentido, é indicado uma atenção maior dos cursos de formação de professores.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subject.otherQuímica - Formação de professorespt_BR
dc.subject.otherDiscussões e debatespt_BR
dc.titleArgumentação de licenciandos sobre a presença do componente curricular química na educação básicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.eneq2016.ufsc.br/anais/index.htmpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9175-7604pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.