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http://hdl.handle.net/1843/50494
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Naira Helena Simões do Carmo | pt_BR |
dc.creator | Ana Luiza de Quadros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T13:04:50Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T13:04:50Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.issue | 18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50494 | - |
dc.description.resumo | Os frequentes questionamentos de estudantes sobre a necessidade de estudar Química, observados nas salas de aula, podem indicar que, além de ensinar, o professor terá, muitas vezes, que argumentar com os estudantes para além dos conteúdos e conceitos. Considerando esse contexto, o presente trabalho buscou investigar como licenciandos do curso de Química da UFMG argumentam em uma atividade que solicitava a construção de argumentos convincentes para uma situação de sala de aula envolvendo o currículo escolar. Na interpretação dos dados, caracterizamos e analisamos os argumentos de acordo com as categorias desenvolvidos por Millar (2003). Percebemos que os licenciandos, de modo geral, não foram capazes de desenvolver uma argumentação consistente sobre a presença do componente curricular Química na escola. Construir argumentos consistentes é uma tarefa que permeia todo o trabalho do professor de Química e, nesse sentido, é indicado uma atenção maior dos cursos de formação de professores. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject.other | Química - Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.other | Discussões e debates | pt_BR |
dc.title | Argumentação de licenciandos sobre a presença do componente curricular química na educação básica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.eneq2016.ufsc.br/anais/index.htm | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9175-7604 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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Argumentação de licenciandos sobre a presença do componente curricular química na educação básica.pdf | 435.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
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