Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/50624
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ateliês fotobiográficos: uma interseção da fotografia com a pesquisa (auto)biográfica no contexto da arte/educação |
Autor(es): | Alexandra Simões de Siqueira |
primer Tutor: | Rosvita Kolb Bernardes |
primer miembro del tribunal : | Ana Cristina Carvalho Pereira |
Segundo miembro del tribunal: | Adolfo Enrique Cifuentes Porras |
Tercer miembro del tribunal: | Cláudia Starling Bosco |
Resumen: | Esta é uma pesquisa (auto)biográfica sobre o meu percurso enquanto artista, professora e pesquisadora, a partir da minha relação com a fotografia e o surgimento da proposta de ateliês fotobiográficos. Objetivamente, tem como tema de investigação as potencialidades, os limites e as suscitações da interseção da fotografia com a pesquisa biográfica na arte/educação. Esta também é uma pesquisa impactada pelo contexto da pandemia de COVID 19 e teve de ser reinventada com a suspensão de todas as atividades presenciais previstas. Diante dos obstáculos da pandemia tornou-se uma pesquisa em imagens. Como uma “escuta” do visível foi uma investigação sobre o que as imagens podem revelar sobre a proposta de ateliês fotobiográficos, a partir da interlocução com autores, como Christine Delory-Momberger, Vilen Flusser, Ana Mae Barbosa, Philippe Dubois, Aby Warburg, Georges Didi-Huberman, Lucia Pimentel e Paulo Freire. Finalizo com a formalização dos ateliês fotobiográficos enquanto proposta pedagógica para o ensino/aprendizagem em arte. |
Abstract: | This is a (auto)biographical research about my journey as an artist, teacher and researcher, considering my relationship with photography and the emergence of the proposal for photobiographical studios. Objectively, the subject of investigation is the potential, limits and questions of the intersection of photography with biographical research for art/education. This is also a survey impacted by the context of the COVID 19 pandemic and had to be reinvented with the suspension of all planned face-to-face activities. Facing the obstacles of the pandemic it became a research in images. As a “listening” of the visible, it was an investigation into what images can reveal about the proposal of photobiographical workshops, based on dialogue with authors such as Christine Delory-Momberger, Vilen Flusser, Ana Mae Barbosa, Philippe Dubois, Aby Warburg, Georges Didi-Huberman, Lucia Pimentel and Paulo Freire. I conclude with the formalization of photobiographical studios as a pedagogical proposal for teaching/learning in art. |
Asunto: | Fotografia - Pesquisa Fotografia - Estudo e ensino Fotógrafos Arte e fotografia Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50624 |
Fecha del documento: | 25-nov-2022 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Ateliês Fotobiográficos - Alexandra Simões de Siqueira - FINAL.pdf | 6.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.