Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50624
Tipo: Dissertação
Título: Ateliês fotobiográficos: uma interseção da fotografia com a pesquisa (auto)biográfica no contexto da arte/educação
Autor(es): Alexandra Simões de Siqueira
Primeiro Orientador: Rosvita Kolb Bernardes
Primeiro membro da banca : Ana Cristina Carvalho Pereira
Segundo membro da banca: Adolfo Enrique Cifuentes Porras
Terceiro membro da banca: Cláudia Starling Bosco
Resumo: Esta é uma pesquisa (auto)biográfica sobre o meu percurso enquanto artista, professora e pesquisadora, a partir da minha relação com a fotografia e o surgimento da proposta de ateliês fotobiográficos. Objetivamente, tem como tema de investigação as potencialidades, os limites e as suscitações da interseção da fotografia com a pesquisa biográfica na arte/educação. Esta também é uma pesquisa impactada pelo contexto da pandemia de COVID 19 e teve de ser reinventada com a suspensão de todas as atividades presenciais previstas. Diante dos obstáculos da pandemia tornou-se uma pesquisa em imagens. Como uma “escuta” do visível foi uma investigação sobre o que as imagens podem revelar sobre a proposta de ateliês fotobiográficos, a partir da interlocução com autores, como Christine Delory-Momberger, Vilen Flusser, Ana Mae Barbosa, Philippe Dubois, Aby Warburg, Georges Didi-Huberman, Lucia Pimentel e Paulo Freire. Finalizo com a formalização dos ateliês fotobiográficos enquanto proposta pedagógica para o ensino/aprendizagem em arte.
Abstract: This is a (auto)biographical research about my journey as an artist, teacher and researcher, considering my relationship with photography and the emergence of the proposal for photobiographical studios. Objectively, the subject of investigation is the potential, limits and questions of the intersection of photography with biographical research for art/education. This is also a survey impacted by the context of the COVID 19 pandemic and had to be reinvented with the suspension of all planned face-to-face activities. Facing the obstacles of the pandemic it became a research in images. As a “listening” of the visible, it was an investigation into what images can reveal about the proposal of photobiographical workshops, based on dialogue with authors such as Christine Delory-Momberger, Vilen Flusser, Ana Mae Barbosa, Philippe Dubois, Aby Warburg, Georges Didi-Huberman, Lucia Pimentel and Paulo Freire. I conclude with the formalization of photobiographical studios as a pedagogical proposal for teaching/learning in art.
Assunto: Fotografia - Pesquisa
Fotografia - Estudo e ensino
Fotógrafos
Arte e fotografia
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50624
Data do documento: 25-Nov-2022
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ateliês Fotobiográficos - Alexandra Simões de Siqueira - FINAL.pdf6.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.