Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50624
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosvita Kolb Bernardespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3599603278609656pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Cristina Carvalho Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Adolfo Enrique Cifuentes Porraspt_BR
dc.contributor.referee3Cláudia Starling Boscopt_BR
dc.creatorAlexandra Simões de Siqueirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9579119718099676pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T12:33:23Z-
dc.date.available2023-03-03T12:33:23Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50624-
dc.description.abstractThis is a (auto)biographical research about my journey as an artist, teacher and researcher, considering my relationship with photography and the emergence of the proposal for photobiographical studios. Objectively, the subject of investigation is the potential, limits and questions of the intersection of photography with biographical research for art/education. This is also a survey impacted by the context of the COVID 19 pandemic and had to be reinvented with the suspension of all planned face-to-face activities. Facing the obstacles of the pandemic it became a research in images. As a “listening” of the visible, it was an investigation into what images can reveal about the proposal of photobiographical workshops, based on dialogue with authors such as Christine Delory-Momberger, Vilen Flusser, Ana Mae Barbosa, Philippe Dubois, Aby Warburg, Georges Didi-Huberman, Lucia Pimentel and Paulo Freire. I conclude with the formalization of photobiographical studios as a pedagogical proposal for teaching/learning in art.pt_BR
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa (auto)biográfica sobre o meu percurso enquanto artista, professora e pesquisadora, a partir da minha relação com a fotografia e o surgimento da proposta de ateliês fotobiográficos. Objetivamente, tem como tema de investigação as potencialidades, os limites e as suscitações da interseção da fotografia com a pesquisa biográfica na arte/educação. Esta também é uma pesquisa impactada pelo contexto da pandemia de COVID 19 e teve de ser reinventada com a suspensão de todas as atividades presenciais previstas. Diante dos obstáculos da pandemia tornou-se uma pesquisa em imagens. Como uma “escuta” do visível foi uma investigação sobre o que as imagens podem revelar sobre a proposta de ateliês fotobiográficos, a partir da interlocução com autores, como Christine Delory-Momberger, Vilen Flusser, Ana Mae Barbosa, Philippe Dubois, Aby Warburg, Georges Didi-Huberman, Lucia Pimentel e Paulo Freire. Finalizo com a formalização dos ateliês fotobiográficos enquanto proposta pedagógica para o ensino/aprendizagem em arte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPesquisa (auto)biográficapt_BR
dc.subjectArte/educaçãopt_BR
dc.subjectAutomedialidadept_BR
dc.subject.otherFotografia - Pesquisapt_BR
dc.subject.otherFotografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherFotógrafospt_BR
dc.subject.otherArte e fotografiapt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleAteliês fotobiográficos: uma interseção da fotografia com a pesquisa (auto)biográfica no contexto da arte/educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ateliês Fotobiográficos - Alexandra Simões de Siqueira - FINAL.pdf6.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.