Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/52011
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Entre o discurso e a prática docente: interfaces do programa de avaliação da aprendizagem escolar (PAAE) |
Authors: | Alex de Oliveira Fernandes Suzana dos Santos Gomes |
Abstract: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae) implementado na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de campo, que envolveu, na coleta de dados, a aplicação de questionário estruturado junto a professores de História do Ensino Médio. Na organização do texto, descreve-se e analisa-se o processo de implementação do Paae, ocorrido entre 2005 e 2016, as especificidades do programa, a metodologia empregada e a análise crítica das categorias avaliação, currículo e prática docente. Os resultados revelam uma assimetria entre o discurso e a prática. Embora a maioria dos professores utilize o Paae, no papel de política pública de avaliação, ele não tem alcançado os resultados esperados pelos gestores e idealizadores. |
Subject: | Políticas Públicas Ensino Médio |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002801613 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/52011 |
Issue Date: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/ensaio/a/vtTW6gNZmvCjYCQ6yyBNKMm/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Ensaio avaliação e políticas públicas em educação |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Entre o discurso e a prática docente interfaces do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae).pdf | 337.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.